• TFFT

Nossa Estrutura

Fazenda Oruabo


Localizado no município de Santo Amaro da Purificação, a Fazenda Oruabo é o endereço das principais atividades de pesquisa da Bahia Pesca. É em seu laboratório de piscicultura marinha que são realizados os trabalhos de maturação, alevinagem e larvicultura do bijupirá. A unidade possui capacidade para produzir 100 mil alevinos por ano.

Também estão instalados na fazenda um laboratório de carcinicultura onde se desenvolvem as atividades de maturação e larvicultura do camarão marinho, e um setor de engorda de camarão, constituído de 12 viveiros com tamanhos variados entre um e 15 hectares. O laboratório tem capacidade de produzir 20 milhões de pós-larvas de camarão por ano.

Em sua estrutura existe ainda um laboratório para a larvicultura do caranguejo-uçá. A cada ano, cerca de três milhões de megalopas (pequenos caranguejos na segunda fase de desenvolvimento, medindo apenas meio centímetro) saem do laboratório e são colocados nos mangues baianos.

Endereço: Fazenda Experimental Oruabo, Vila de Acupe, s/n – Santo Amaro-BA – CEP 44.200-000 – Tel: (75) 3201-2122.


Terminal Pesqueiro Público


Com o objetivo de promover o fortalecimento da cadeia produtiva dos pescados cultivados ou oriundos da pesca extrativista, a Bahia Pesca vem promovendo a reestruturação e modernização dos Terminais Pesqueiros Públicos existentes e finalizando a implantação de novas Unidades em diversas localidades no Estado.

Estas estruturas permitem que a produção receba um adequado processamento, agregando valor ao produto processado. Permite ainda a geração de mão-de-obra qualificada, possibilitando o desenvolvimento local através da geração de emprego e renda para as comunidades de pescadores e aqüicultores.

Capacidade de beneficiamento anual dos terminais:
  • Ilhéus: 2000 toneladas
  • Salvador: 1000 toneladas
  • Remanso: 500 toneladas
  • Sobradinho: 1000 toneladas
  • Xique-xique: 500 toneladas

Terminais marítimos: Os terminais pesqueiros públicos marítimos da Bahia estão localizados em Salvador (no Largo da Ribeira) e em Ilhéus (na Avenida Almirante Aurélio Linhares). Os espaços atendem a aproximadamente 50 mil pescadores que podem realizar a descarga, recepção, manuseio, armazenagem, classificação, pesagem e estatística do pescado; fabricar e armazenar gelo; fazer reparos e manutenções de embarcações; além de ter acesso a combustível subsidiado.


Endereços dos terminais pesqueiros públicos marítimos:

Terminal Pesqueiro de Salvador

 Av. Beira Mar, 1581, Ribeira, Salvador - BA

Cep: 40420-340   Tel. (71) 3315-7439

 

Terminal Pesqueiro de Ilhéus 

Rua Aurelino Linhares, 153, Centro- Lagoa Encantada, Ilhéus - BA

Cep: 45674-999   Tel. (73) 3231-6968


Terminais em águas continentais: Criados com a finalidade de ordenamento da pesca na Bacia do Rio São Francisco, mais precisamente no reservatório de Sobradinho, os Terminais Pesqueiros de Sobradinho, Remanso e Xique-Xique, foram equipados com unidades de beneficiamento de pescado, estas com capacidade instalada de processamento em torno 2.000 kg/dia de pescado, no sentido de aportar subsídios as comunidades da região onde se apresentam, para as questões de beneficiamento e mercado. É dotada de profissionais que atuam também na assistência técnica aos projetos implantados no reservatório, buscando ainda desenvolver trabalhos junto aos pescadores da região consolidando as atividades juntamente com o uso racional dos recursos naturais.

 


Endereços dos terminais pesqueiros públicos em águas continentais:

Sobradinho: Vila São Joaquim, s/n, CEP 48.925-000 – Tel (74) 3538-2288

Xique-Xique: Rua Pedro Mariano, nº 1149, CEP 47.400-000 – Tel (75) 3661-1141

Remanso: Av.Piauí, s/n, CEP 47.200-000 – Tel (75) 3535-1308


Estações de Piscicultura


As Estações de Piscicultura consistem em unidades para produção de alevinos de espécies nativas e exóticas, visando a realização de peixamentos das aguadas baianas além dos povoamentos das pisciculturas do estado. No momento todas as estações estão em reforma.

As estações de piscicultura da Bahia Pesca são: Joanes II, Pedra do Cavalo (Rodolpho Von Inhering), Itapicuru/Cipó, Paraguaçu/Boa Vista do Tupim, Porto Novo/Rio Corrente, Jequié, Itamaraju e Estação de Piscicultura Caiçara II 


Escritórios de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) 


Os escritórios de Ater da Bahia Pesca têm como objetivo prestar assistência técnica e extensão rural aos pescadores e aquicultores do estado.  Contamos com 14 unidades que atendem a todas as regiões capacitando e orientando às pessoas envolvidas na atividade, possibilitando desta forma, o desenvolvimento da cadeia produtiva e melhorando a qualidade de vida do pescador e do aquicultor. 


Recomendar esta página via e-mail: