Nossa Estrutura

Fazenda Oruabo

Localizada no município de Santo Amaro da Purificação, a Fazenda Oruabo é o endereço das principais atividades de pesquisa em carcinicultura marinha da Bahia Pesca.

Na estrutura montada em uma área de mais de 160 hectares do Distrito de Acupe são desenvolvidas as atividades das três fases do ciclo de produção do camarão: larvicultura, berçário e engorda.

O laboratório de carcinicultura e os 12 viveiros com tamanhos variados entre um e 15 hectares têm capacidade de produzir 20 milhões de pós-larvas de camarão por ano.

A Fazenda Oruabo é a sede do CVTT (Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado) e conta ainda com um laboratório para a larvicultura do caranguejo-uçá. A cada ano, cerca de três milhões de megalopas (pequenos caranguejos na segunda fase de desenvolvimento, medindo apenas meio centímetro) saem do laboratório para repovoar os manguezais baianos.

Endereço: Fazenda Experimental Oruabo, Vila de Acupe, s/n – Santo Amaro-BA – CEP 44.200-000 – Tel: (75) 3201-2122.

CVTT (Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado)

O CVTT, estrutura construída na Fazenda Oruabo, possui seis pavilhões, elaborado nos padrões de exigência para este tipo de obra: cobertura refratária para bloquear a passagem de calor para o ambiente interno, piso de alta resistência, paredes azulejadas, sistema de ar refrigerado em todos os ambientes, rede wifi e sala de vídeo conferência.

O Pavilhão de Unidade Laboratorial abriga a agroindústria de beneficiamento, o laboratório físico-químico,o laboratório de microbiologia, o laboratório de análise sensorial e incubadoras.O Pavilhão de Formação Profissional abriga salas de aulas para 90 alunos, auditório com videoconferência para até 150 pescadores, sala para administração do centro e coordenação, salas de apoio técnico, biblioteca,recepção/foyer, infocentro e almoxarifados.

Já o Pavilhão do Refeitório abriga a cozinha industrial, um refeitório para 150 pessoas, área fria, dispensa e área de serviço.O Pavilhão de Alojamentos dos Técnicos abriga os dormitórios com capacidade para até 68 técnicos, sala de estudos e de convivência, área de serviço e copa.O Pavilhão de Alojamento dos Alunos abriga dormitórios para até 48 pessoas, sanitários, sala de convivência e vestiários.

Por fim, o Pavilhão de Administração abriga a sala de administração e recepção, almoxarifado, sala da coordenação, sala de reunião, arquivo e sanitários.

Cursos realizados

  • Incubadora de empresas;
  • Tecnologia e gestão de pescado
  • Escola das Águas (preparatório para o Enem, noções de cidadania e assistência técnica básica);
  • Oficina de construção do edital da CAR/SDR para o projeto Bahia Produtiva, em parceria com a Bahia Pesca;
  • Capacitação em pesca e navegação em águas abrigadas e profundas;
  • Habilitação naval para pescadores – Curso POP;
  • Curso de derivados do peixe;
  • Curso de mecânica de motores marítimos;
  • Curso de navegação básica.
Endereço: Fazenda Experimental Oruabo, Vila de Acupe, s/n – Santo Amaro-BA – CEP 44.200-000 – Tel: (75) 3201-2122.

Terminal Pesqueiro Público

Com o objetivo de promover o fortalecimento da cadeia produtiva dos pescados cultivados ou oriundos da pesca extrativista, a Bahia Pesca vem promovendo a reestruturação e modernização dos Terminais Pesqueiros Públicos existentes e finalizando a implantação de novas Unidades em diversas localidades no Estado.

Estas estruturas permitem que a produção receba um adequado processamento, agregando valor ao produto processado. Permite ainda a geração de mão-de-obra qualificada, possibilitando o desenvolvimento local através da geração de emprego e renda para as comunidades de pescadores e aqüicultores.

Capacidade de beneficiamento anual dos terminais:
  • Ilhéus: 2000 toneladas
  • Salvador: 1000 toneladas
  • Remanso: 500 toneladas
  • Sobradinho: 1000 toneladas
  • Xique-xique: 500 toneladas

Terminais marítimos: Os terminais pesqueiros públicos marítimos da Bahia estão localizados em Salvador (no Largo da Ribeira) e em Ilhéus (na Avenida Almirante Aurélio Linhares). Os espaços atendem a aproximadamente 50 mil pescadores que podem realizar a descarga, recepção, manuseio, armazenagem, classificação, pesagem e estatística do pescado; fabricar e armazenar gelo; fazer reparos e manutenções de embarcações; além de ter acesso a combustível subsidiado.

Endereços dos terminais pesqueiros públicos marítimos:

  • Terminal Pesqueiro de Salvador

              Av. Beira Mar, 1581, Ribeira, Salvador - BA

              CEP: 40420-340   Tel. (71) 3315-7439

 

  • Terminal Pesqueiro de Ilhéus 

              Rua Aurelino Linhares, 153, Centro- Lagoa Encantada, Ilhéus - BA

              CEP: 45674-999   Tel. (73) 3231-6968


Terminais em águas continentais: Criados com a finalidade de ordenamento da pesca na Bacia do Rio São Francisco, mais precisamente no reservatório de Sobradinho, os Terminais Pesqueiros de Sobradinho, Remanso e Xique-Xique, foram equipados com unidades de beneficiamento de pescado, estas com capacidade instalada de processamento em torno 2.000 kg/dia de pescado, no sentido de aportar subsídios as comunidades da região onde se apresentam, para as questões de beneficiamento e mercado. É dotada de profissionais que atuam também na assistência técnica aos projetos implantados no reservatório, buscando ainda desenvolver trabalhos junto aos pescadores da região consolidando as atividades juntamente com o uso racional dos recursos naturais.

 Endereços dos terminais pesqueiros públicos em águas continentais:

  • Sobradinho: Vila São Joaquim, s/n, CEP 48.925-000 – Tel (74) 3538-2288
  • Xique-Xique: Rua Pedro Mariano, nº 1149, CEP 47.400-000 – Tel (75) 3661-1141
  • Remanso: Av.Piauí, s/n, CEP 47.200-000 – Tel (74) 3535-1308

Estações de Piscicultura

As Estações de Piscicultura consistem em unidades para produção de alevinos de espécies nativas e exóticas, visando a realização de peixamentos das aguadas baianas além dos povoamentos das pisciculturas do estado.

As estações de piscicultura da Bahia Pesca são: Joanes II, Pedra do Cavalo (Rodolpho Von Inhering), Itapicuru/Cipó, Paraguaçu/Boa Vista do Tupim, Porto Novo/Rio Corrente e Jequié


Escritórios de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural)

Os escritórios de Ater da Bahia Pesca têm como objetivo prestar assistência técnica e extensão rural aos pescadores e aquicultores do estado.  Contamos com quatro unidades que capacitam e orientam às pessoas envolvidas na atividade, possibilitando desta forma, o desenvolvimento da cadeia produtiva e melhorando a qualidade de vida do pescador e do aquicultor. 


Recomendar esta página via e-mail: