Apresentação

Missão
A Bahia Pesca tem como missão fomentar a aquicultura e a pesca, mediante a implantação de projetos sustentáveis observando a natureza econômica, social, ambiental e cultural, como forma de contribuir para o desenvolvimento do estado da Bahia.

Visão
Nossa visão é beneficiar os segmentos da pesca e aquicultura, investindo em assistência técnica e viabilizando políticas públicas para elevar a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida dos pescadores, marisqueiras e aquicultores do estado.

Criada em 1982, a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia – Seagri, tem como finalidade fomentar a aquicultura e a pesca, mediante a implantação de projetos sustentáveis observando a natureza econômica, social, ambiental e cultural, como forma de contribuir para o desenvolvimento do estado da Bahia. A empresa atua na atração de investimentos, desenvolvimento científico, tecnológico, criação de pólos produtores e fortalecimento das cadeias produtivas.

Dentro das atividades para o desenvolvimento do setor produtivo do estado da Bahia, a pesca e a aquicultura vêm ganhando cada vez mais espaço, apresentando um excepcional crescimento nos últimos anos em investimentos para o setor, promovendo através da união entre estado, investidores e produtores resultados positivos na geração de emprego e renda.

A Bahia, que possui 1.180 km de uma bela e recortada costa, onde se encontram presentes extensas áreas estuarinas, ostenta ainda uma capacidade hídrica invejável.

Com uma produção anual acima de 103 mil toneladas, a Bahia é hoje o sexto maior Estado na produção nacional de pescado, segundo os dados da estatística pesqueira nacional de 2013 (MPA). A pesca é predominantemente artesanal, absorvendo cerca de 130 mil pescadores cadastrados no estado.

As águas, as terras e o clima fazem do estado o lugar ideal para a captura e o cultivo, entre outros, de peixes, camarões e ostras. A Bahia oferece ainda uma infra-estrutura de rodovias, portos e aeroportos que facilita o desenvolvimento da cadeia produtiva.

A empresa, com 40 anos, passou por várias fases ao longo da sua existência, sendo impulsionadora da aquicultura estadual entre as décadas de 1990 e 2000.

As ações da empresa são realizadas através de parcerias com cooperativas de pescadores, associações de produtores rurais, órgãos governamentais, instituições de ensino médio e superior e empresas privadas.



Recomendar esta página via e-mail: