Notícias

19/01/2024 16:01

Governo da Bahia quer trazer indústria de conservas espanhola

Pescamar

A Bahia Pesca encabeça uma articulação do Governo do Estado da Bahia com o objetivo de viabilizar a implantação de uma fábrica de atum enlatado em Salvador.

Participam ainda dos esforços para atraiar a empresa espanhola Conservas Pescamar para a capital baiana a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o gabinete do deputado federal Jorge Solla (PT).

Solla, o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, e a presidente da Conservas Pescamar, Guadalupe Murillo, estiveram em Brasília nesta quarta-feira, 17, para uma série de encontros na Esplanada dos Ministérios.

O périplo da comitiva ibero-baiana na Capital Federal começou com uma reunião com o Ministro Chefe da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa. Depois foi a vez de apresentar o projeto ao ministro da Pesca, André de Paula e para o seu secretário executivo Carlos Mello. Por último, o grupo esteve reunido com o Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

"A nossa expectativa é a de contar com o apoio do Governo Federal para esta proposta que visa trazer mais investimentos para a Bahia e gerar mais empregos para os baianos", explica o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória.

"A ideia é mobilizar a União a rever a portaria que limita a expansão da pesca na região Nordeste, para atrair novos investimentos do setor para a Bahia e, por consequência, gerar mais postos de trabalho", emendou Solla.

Os encontros em Brasília são um desdobramento de das tratativas iniciadas há uma semana em Salvador, primeiramente com uma reunião na sede da  Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no Centro Administrativo da Bahia, e posteriormente com uma visita técnica ao Terminal Pesqueiro Público de Salvador, na Ribeira.

A ideia da Pescamar é a de se estabelecer na Ribeira, mas a parceria com a Bahia deve extrapolar a atividade pesqueira. Guadalupe Murillo, que representa a empresa, é deputada e acumula ainda a presidência do Pontevedra, clube da terceira divisão espanhola, e acena com a possibilidade de realizar uma parceria com o Galícia Esporte Clube.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.