Notícias

13/12/2023 16:12

Feira de negócios Expopesca será realizada pela primeira vez na Bahia


Expopesca

A próxima edição da feira de negócios ExpoPesca & Aquicultura – SEALBA será realizada em solo baiano. O anúncio foi feito pelo presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, após reunião realizada na terça-feira, 12/12, no Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília, sob a coordenação da Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma.

"Depois de adquirir muita experiência participando de feiras agropecuárias em todo o país, chegou a vez de a Bahia Pesca organizar um dos maiores eventos especializados no ramo de pesca e aquicultura do Nordeste e do País, o que para nós representa uma grande honra e uma enorme satisfação", afirmou o gestor.

A Expopesca 2024 será em Salvador, provavelmente no mês de agosto.  As duas edições anteriores foram realizadas em Aracaju, Sergipe. A edição de 2025 deverá ocorrer em Maceió, Alagoas, fechando assim o trio que compõe a SEALBA, região que compreende municípios dos três estados.

O encontro que selou a definição contou ainda com as presenças de Juliana Fernandes, da Secretaria de Agricultura de Alagoas; Cauê Castro, superintendente da Pesca de Alagoas; Ronaldo Oliveira e Geovana, professores da Universidade Federal da Bahia; José Everton Siqueira Santos, superintendente da Pesca de Sergipe.

A comitiva da Bahia Pesca, composta ainda pelo chefe de gabinete Romualdo Pereira, também esteve reunida na véspera com autoridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No encontro com o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (Sedes-MCTI), Inácio Arruda, Victória pleiteou recursos a instalação de um sistema de energia fotovoltaica no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do pescado (CVTT), com o objetivo de promover economia e sustentabilidade ambiental, além de prestar contas do investimento feito pelo MCTI no equipamento, construído na sede da unidade de pesquisa em maricultura da empresa, na Fazenda Oruabo, em Acupe, Santo Amaro.

O CVTT foi inaugurado em 2016 e em 2023 passou por uma ampla reestruturação , que permitiu a realização concomitante de três modalidades de cursos: graduação em Engenharia de Aquicultura em regime de alternância, em parceria com a Uneb de Valença; inclusão socioprodutiva de marisqueiras do recôncavo e de Salvador, pelo projeto Elas à Frente da Pesca, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM); e tecnologia de pesca e manutenção de motores voltados a pescadores, em parceria com a CTS.

"Estivemos no Ministério de Ciência e Tecnologia para dizer que o investimento que fizeram no centro vocacional tecnológico da Bahia Pesca valeu a pena e que nós queremos trabalhar juntos para ampliar este exitoso projeto”, destacou Daniel Victória.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.