Notícias

09/10/2023 15:10

Bahia Pesca e Abrasel realizam Cozinha Show do Festival do Prado

Igreja Matriz do Prado
Chefs dos mais renomados restaurantes do extremo sul e de outras regiões do Estado apresentam iguarias da culinária baiana na Cozinha Show do 17º Festival Gastronômico e Cultural do Prado, no extremo sul da Bahia.

Com o apoio da Bahia Pesca, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia montou uma estrutura de 360m2 na Praça da Matriz do Prado que funcionará como o espaço de aulas, debates e degustações até o último dia do Festival, que termina no dia 22.

Presente à abertura do evento, o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, explicou que a ideia é aproveitar o evento para realizar uma das mais importantes tarefas da empresa: incentivar o consumo de pescado.

"É parte inerente ao nosso trabalho promover e apoiar campanhas de estímulo ao consumo proteínas provenientes da água, que além de serem saborosas e nutritivas, geram trabalho, renda e dignidade para milhares de piscicultores familiares e pescadores artesanais espalhados pela Bahia”, justificou.

Nesse sentido, a parceria da Bahia Pesca com a Abrasel não acontece por acaso. Juntas, as duas instituições realizaram de forma conjunta, entre os anos de 2009 a 2013 o Festival da Tilápia, que mudou o paradigma do consumo de pescado no Estado.

Para o presidente executivo da Abrasel Bahia, Luiz Henrique Amaral, a reedição da parceria com a Bahia Pesca mostra a importância cadeia produtiva do pescado e a conexão existente entre o setor de bares e restaurantes e a atividade pesqueira.

"Estamos muito felizes com a materialização desse convênio, que possibilitou estarmos executando uma cozinha show em um festival importante, que já está em sua 17ª edição, pra poder colocar em evidência e dar a luz necessária à riqueza gastronômica de toda esta região", pontuou.

A Cozinha Show foi oficialmente aberta ao público no sábado, 7, pelos chefs Cida Pescadora e Alex Gregory. Convidada pela Bahia Pesca, Cida apresentou no sábado seu famoso medalhão de tilápia, sucesso de crítica e público em todos os lugares onde apresenta. No domingo, 08, ela voltou ao palco do espaço para apresentar a receita de uma tilápia espalmada acompanhada de maxixe recheado com peixe gratinado que encantou a plateia.

"Eu acredito que esse trabalho que a gente desenvolve junto à Bahia Pesca e à Abrasel é importante porque aproxima os elos da cadeia produtiva, desde aqueles que produzem, aos que agregam valor e que vendem o pescado, até chegar ao objetivo final de todo esse processo que é o consumidor", explica Cida Pescadora. 

A Cozinha Show segue com apresentações até o dia 22 de outubro, sempre  seguindo o tema do Festival, que é “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”, ou seja, experiências únicas explorando os diferentes sentidos envolvidos na apreciação da culinária e características da cultura local.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.