28/03/2022 12:03

Bahia Pesca assina ordem de serviço para início das obras do Mercado do Peixe de Valença

Foi assinada neste sábado, 26, a ordem de serviço para iniciar a execução das obras de implantação do Centro Regional de Comercialização de Pescado do Baixo Sul oriundo da pesca artesanal.

O velho e deteriorado Mercado do Peixe de Valença será demolido e dará lugar a um equipamento moderno, em que comerciantes passarão a trabalhar com melhores condições de higiene e de segurança.

As obras ficarão a cargo da Realiza construções Eireli, vencedora do edital de licitação presencial. O novo equipamento está orçado em 1.577.207,79 e será financiado com recursos da Caixa Econômica Federal, com contrapartida de 9,6% da unidade executora.

Ao assinar a ordem de serviço, o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, agradeceu aos pescadores e marisqueiras locais, que aguardam pelo novo Mercado do Peixe desde a assinatura do contrato com a Caixa Econômica, em dezembro de 2019. "Precisamos de um lugar que seja agradável para as pessoas trabalharem com dignidade para aumentar a receita e devolver o prazer do cidadão de Valença e região e para o turista vir conhecer o mercado e comprar peixe. Essa atração que a partir desta obra se torne permanente e que vocês passem a ter um local digno pra exercer essa profissão que é antiga e é bíblica", declarou o representante do Governo do Estado.

Além dele, estiveram entre as autoridades presentes à cerimônia de assinatura da ordem de serviço a ex-prefeita Jucélia Nascimento, o deputado federal Raimundo Costa, a secretária municipal de Pesca, Mônica Pereira, a presidente da Colônia de Pesca Z-15, Maria da Graça Silva Santos, e os vereadores Ryan Costa, Lelo e Valdir Silvestre.

Construídas em 1999, as edificações do atual Mercado do Peixe de Valença apresentam sinais de degradação física e estrutural evidentes, de forma que os comerciantes somente utilizam as instalações internas para estocar as mercadorias, preferindo fazer a comercialização com os clientes do lado de fora.

Com área total de 486m², o novo Mercado do Peixe de Valença contará com espaços apropriados para carga e descarga, limpeza do pescado e da caixa de resíduos, depósito de resíduos, sala de administração, vestiários masculino e feminino, sanitários, câmara fria para armazenamento de gelo, depósito e 34 boxes independentes de 1,8 m² cada
.Atual Mercado do Peixe de Valença