Notícias

25/10/2016 14:10

Comunidades quilombolas recebem ferramentas para cultivo de ostras

Produtores de ostras da comunidade quilombola de Iguape, em Cachoeira (a 110 km de Salvador) serão beneficiados no sábado, 29, com a doação de ferramentas para o desenvolvimento da ostreicultura na região. As ferramentas serão entregues pela Bahia Pesca durante a VIII Festa da Ostra, que acontece no município.
Serão doados 50 travesseiros (locais onde ficam depositadas as sementes de ostras, conhecidas como cria de ostras, para crescimento) com capacidade para 60 ostras cada, e rolos de cordas para a montagem das estruturas de cultivo.

Assistência técnica

Os técnicos de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) da Bahia Pesca acompanham as atividades aquícolas de Iguape desde 2008, quando o projeto de ostreicultura foi implantado no município. A comunidade do Iguape produz cerca de 100 mil ostras por ano.

“Orientamos os produtores durante todo o processo, desde a obtenção da dispensa de licença ambiental, coleta das sementes no manguezal, montagem das mesas (estruturas de sustentação dos travesseiros), instalação dos travesseiros e a limpeza das ostras com retirada de organismos”, explica o biólogo da Bahia Pesca, Brunno Falcão.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.