Notícias

03/06/2016 14:06

Pescadores são capacitados em curso de habilitação naval

Cerca de 35 pescadores de Bom Jesus dos Passos, ilha situada na Baía de Todos os Santos, estão sendo capacitados no curso de habilitação naval para pescadores, que a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, realiza na própria ilha. Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados no curso, que começou na última segunda-feira (30) e segue até o dia 10 deste mês.

A capacitação, com carga horária de 80h, está sendo ministrada pela Capitania dos Portos e acontece na Colônia Z-03 de Bom Jesus dos Passos. Ao final do curso, os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica que o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras.

“Os 35 pescadores que estão sendo capacitados poderão, ao final do curso, conduzir as embarcações de forma legal, com toda a documentação exigida pela Marinha, o que por si só já garante um bem estar a estes profissionais. Além disso, eles passam a trabalhar com muito mais segurança e com ganhos em sua produtividade”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Várias técnicas de ensino são utilizadas durante o curso, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.