31/05/2016 14:05

Governo realiza ações de fomento à piscicultura no sudoeste do estado

Pescadores e piscicultores da região sudoeste da Bahia serão beneficiados, nesta semana, com ações da Bahia Pesca que visam fomentar a pesca e a piscicultura na região. As atividades – que envolvem o cadastramento dos profissionais em programas sociais e de crédito, e a distribuição de alevinos (filhotes de peixes) – serão realizadas nos dias 1º e 2 de junho nos municípios de Malhada e Carinhanha.

Malhada

No dia 1º cerca de 100 pescadores e piscicultores de Malhada serão cadastrados no CadCidadão, sistema que registra a situação social e econômica dos profissionais e encaminha-os para programas sociais e de crédito dos governos federal e estadual. O cadastramento será realizado na colônia de pescadores Z-59, das 8h30 às 17h.
“O cadastro no sistema é imprescindível para que os profissionais obtenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento emitido pela Bahia Pesca indispensável para acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos e o de Habitação Rural”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Carinhanha

Ainda no dia 1º acontece a distribuição de 50 mil alevinos de tilápias para os piscicultores de Carinhanha que já possuem tanques-rede em atividade, beneficiando 50 famílias da região. A entrega dos animais acontece na colônia de pescadores Z-33.

Já no dia seguinte, 2/06, é a vez dos piscicultores e pescadores da cidade serem beneficiados com o cadastramento no CadCidadão e DAP. Cerca de cem pessoas devem ser cadastradas. O evento acontece na Câmara de Vereadores da cidade, das 9h às 17h, durante um encontro de pescadores e piscicultores da região realizado pela Colônia Z-33.