Notícias

02/05/2016 13:05

Índios de Porto Seguro participam de curso de pesca e navegação

Cerca de 20 indígenas da Aldeia Bujingão, de Porto Seguro, serão capacitados, a partir do dia 3 de maio (terça-feira), em pesca e navegação em águas abrigadas e profundas. O curso será realizado pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) no Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT), mantido pela empresa em Santo Amaro da Purificação.

“Serão 32 horas de aulas teóricas e práticas que irão capacitar os índios a aumentarem suas produtividades, obtendo mais alimento e renda para suas famílias”, explica o professor do curso e técnico da Bahia Pesca, Roberto Pantaleão. Durante a capacitação os alunos aprenderão a traçar rumos em carta náutica, coordenadas geográficas, uso de GPS, novas tecnologias de pesca (espinhel e jump jig), tipos de cabos, nós, voltas e trabalhos do marinheiro. As aulas desta primeira turma terminam no dia 6 de maio.

“Outros 50 indígenas da aldeia, que não puderam participar desta turma, terão uma segunda oportunidade em data a ser divulgada em breve. A aldeia Bujingão foi escolhida para esta capacitação por já utilizar, na atividade pesqueira, embarcações em fibra de vidro motorizadas”, complementa o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. Além de disponibilizar a estrutura do CVTT para os cursos, a Bahia Pesca também disponibilizará um ônibus para o transporte dos alunos, alojamento, alimentação e material didático gratuito.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.