Notícias

27/04/2016 14:04

Pescadores de Barra da Estiva recebem alevinos e curso de capacitação

As aguadas de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, vão ganhar mais vida amanhã (28), quando a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia) vai entregar 150 mil alevinos aos produtores do município. A ação integra a programação do VIII Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, evento que acontece de 28 a 30 de abril (quinta a sábado) e vai receber o engenheiro de pesca e técnico da Bahia Pesca, Paulo Roberto Reis, para ministrar o curso básico sobre piscicultura no dia 29.

"Estamos contemplando no mesmo evento duas ações que possibilitam uma ajuda direta na melhoria de vida da população de Barra da Estiva. A doação de alevinos atenderá cerca de 100 famílias de piscicultores, enquanto o curso vai proporcionar a capacitação de 40 produtores da região", explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Para o melhor aproveitamento dos alevinos doados, a Bahia Pesca realiza uma série de procedimentos para garantir a adequação da espécie ao meio ambiente local. “Nossa equipe faz o acompanhamento técnico de todas as etapas, desde a seleção das aguadas para recebimento dos alevinos, a escolha do melhor tipo de ração, o acompanhamento durante a fase de engorda até a retirada do peixe para consumo e venda”, diz o gerente de operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda.

Neste evento serão doados alevinos de tambaqui, tilápia e tambacu. É com base no conhecimento sobre essas espécies que o engenheiro de pesca e técnico da Bahia Pesca, Paulo Roberto Reis, montou o cronograma a ser desenvolvido no curso de piscicultura. "Essas espécies possuem determinadas características que precisam ser compartilhadas com os produtores. Além disso, abordaremos questões sobre a qualidade da água para prática da piscicultura e sobre a comercialização do pescado", comenta Paulo Roberto.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.