Notícias

20/11/2015 17:11

Bahia Pesca reúne entidades para construção de edital da Bahia Produtiva

A Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia) vai ouvir cerca de 70 representantes das entidades de pesca e aquicultura do estado para debater as formas de investimentos no setor e orientar a elaboração do edital do Projeto Bahia Produtiva. A oficina acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro, onde serão compartilhadas as experiências da Bahia Pesca e das entidades do ramo na execução de projetos na área, e a partir disso elaborar diretrizes que vão balizar a construção deste edital.

"O evento tem como objetivo levantar as demandas da atividade pesqueira artesanal e da aquicultura familiar para, junto com a Bahia Pesca, definirmos a melhor forma de pontuar essas necessidades dentro dos limites do edital", explica a coordenadora de promoção social da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.

O Projeto Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão que irá participar da oficina explicando mais detalhes do edital. Estes editais disponibilizam financiamentos de até um milhão de reais para subprojetos que desenvolvam e fortaleçam as atividades locais, promovendo a inclusão econômica e social de mulheres, jovens, índios e empreendedores da economia solidária. 

“A aquicultura e a pesca artesanal formam a cadeia produtiva estratégica desta edição dos editais, e a oficina vai alinhar o conhecimento técnico da Bahia Pesca com as experiências práticas dos trabalhadores”, informa Eliana Ramos. A apresentação da Bahia Pesca será sobre a experiência com o repovoamento de caranguejo-uçá e será ministrada pela técnica da empresa, Eliane Hollunder.

Depois deste diálogo inicial, os participantes serão divididos em grupos de trabalhos para debate de questões pertinentes a realidade das atividades desenvolvidas na pesca. Assistência técnica e extensão rural (Ater), beneficiamento do pescado, processo de industrialização e os procedimentos de extração são alguns dos pontos a serem debatidos.

Por fim, após os grupos de trabalhos apresentarem as conclusões dos seus debates, serão definidos os encaminhamentos da oficina para a construção do edital. Além dos integrantes das entidades de pesca e aquicultura, representantes do governo e também de assessorias e instituições de pesquisa, ensino e extensão estarão presentes no evento.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.