A pesca na Bahia

Aqui, você encontra informações sobre a atividade da pesca no Estado da Bahia.

Pesca Artesanal

Diz respeito à pesca artesanal enquanto atividade comercial, aquela realizada única e exclusivamente pelo trabalho manual do pescador. Utiliza embarcações de médio e pequeno porte e equipamentos (petrechos) sem nenhuma sofisticação além de insumos utilizados adquiridos nos comércios locais. Baseia-se nos conhecimentos dos pescadores, adquiridos em família transmitidos aos demais membros, pelos mais velhos da comunidade, ou pela interação com os companheiros de pescaria.

No Estado da Bahia a pesca é majoritariamente artesanal e/ou de subsistência, explorando ambientes próximos à costa, pois as embarcações e aparelhagens são feitas através de técnicas relativamente simples e sua produção tem como finalidade a obtenção de alimento, sendo total ou parcialmente destinada ao mercado.

Neste contexto, a Bahia Pesca, está planejando programas, atividades e projetos articulados às dimensões econômica, social, ambiental e geográfica, visando o desenvolvimento da atividade no Estado.

Estruturação da cadeia produtiva do pesca, através do desenvolvimento da gestão, mercado, infra-estrutura e equipamentos:
• Rede de comercialização de pescados da Bahia (Bahia Pesca, EBAL);
• Melhorias nas instalações das colônias de Pescadores;
• Implantação de infra-estrutura de apoio ao atracamento e desembarque de pescado (píer, trapiches);
• Reestruturação das unidades de sinalização náutica de apoio a navegação (faróis);
• Implantação de novos equipamentos de auxilio a navegação (GPS’s);
• Capacitação em gestão social envolvendo: associativismo, cooperativismo;
• Proposição de acordos coletivos (ordenamento pesqueiro);
• Capacitação técnica em tecnologias de pescado e navegação.

Pesca Industrial

• Pesca Industrial Costeira

É realizada por embarcações de maior autonomia, capaz de operar em áreas mais distantes da costa, efetuando a exploração de recursos pesqueiros que se apresentam relativamente concentrados em nível geográfico. Apresenta mecanização a bordo para a operacionalização dos petrechos de captura; propulsão motorizada, sempre com motores diesel, de potência mais elevada; equipamento eletrônico de navegação e detecção; o material do casco pode ser de aço ou madeira.
O segmento da pesca industrial costeira no Brasil está concentrado na captura dos principais recursos em volume ou valor da produção, com destaque para: lagostas, piramutaba, sardinha, atuns e afins, camarões e espécies de água rara demersais ou de fundo (corvina, pescada, pescadinha, castanha etc.).

• Pesca Industrial Oceânica

A modalidade oceânica da pesca industrial é incipiente no Brasil e envolve as embarcações aptas a operarem em toda a ZEE, incluindo áreas oceânicas mais distantes, mesmo em outros países. É constituída de embarcações de grande autonomia, podendo, inclusive, industrializar o pescado a bordo, sendo dotada de sofisticados equipamentos de navegação e detecção de cardumes e de ampla mecanização.

Aqüicultura Continental

O potencial da Bahia para o desenvolvimento da aqüicultura continental é bastante significativo, possuindo diversos reservatórios de águas doces com características extremamente favoráveis para o cultivo de organismos aquáticos, terras disponíveis, mão-de-obra abundante e crescente demanda por pescado no mercado interno e externo.

A aqüicultura continental baiana ainda tem muito a crescer, existindo atualmente um pólo já consolidado que é o de Paulo Afonso, e outros que estão em fase de desenvolvimento como o de Sobradinho, Juazeiro, Xique-Xique, Barra, Jequié, Pedra do Cavalo, Ibiratáia, Camacã, Barreiras, Vitória da Conquista, Paramirim, Itiúba, dentre outros.

A aqüicultura continental se firmou como uma atividade econômica na geração de alimentos, emprego e renda. Desde então, os diversos segmentos do setor da piscicultura, têm se desenvolvido de forma bastante acelerada, de tal forma que, a Bahia Pesca vem a cada ano estimulando a produção de pescado cultivado através dos seus programas de fomento à atividade aquícola.

Aqüicultura Marítima

A Aqüicultura, cultivo de organismos aquáticos é considerada atualmente como uma importante fonte de proteína animal. O Brasil possui 8.400 km de extensão de costa litorânea, a Bahia possui o maior litoral com 1.183 km de extensão com excelentes condições climáticas, bem como um rico recurso hídrico continental para o desenvolvimento da aqüicultura marinha.

Dentro das atividades de maricultura desenvolvida na Bahia a produção de camarão ou carcinicultura é a mais empregada, segundo a ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão) o nosso estado é o terceiro em produção com uma área produtiva de 1850 hectares. A malacocultura, cultivo de moluscos vem sendo cada vez mias empregada por pescadores e marisqueiras com uma alternativa de renda e alimento, uma vez que essa atividade aquícola possui uma grande identificação por eles. Essa atividade tem contribuído para a fixação do pescador no seu local de origem aproveitando da produtividade natural sem adição de gastos com ração. A piscicultura marinha, no Brasil, ainda está em fase de pesquisa, a Bahia através da Bahia Pesca é pioneira no desenvolvimento da tecnologia de cultivo do peixe Beijupirá.

Vantagens Competitivas

Modelos:
• A sua diferenciação se dá a partir do incremento de tecnologia sobre o cultivo (utilização e ração, instalações, tecnologia, acompanhamento técnico, etc);
• Piscicultura: modelo extensivo (peixamento de aguadas públicas), semi-intesivo e intensivo (utilização de viveiros escavados e viveiros de barragem) e super intensivo (com utilização de tanques-rede;
• Carcinicultura: intensivo e semi-intensivo;
• Ostreicultura: coleta de semente na natureza e o cultivo a partir de lanternas ou travesseiros.

Atividades:
• Identificação de áreas com potencialidade para exploração;
• Definição do modelo a partir das condições estruturais encontradas;
• Identificação do nicho de mercado;
• Identificação dos fornecedores de insumos;
• Qualificação da mão-de-obra que será empregada na atividade.

 
spacer
Logomarca do Facebook Logomarca do Flickr Logomarca do Twitter Logomarca do You Tube Logomarca do serviço de RSS