07/11/2022 14:11

Bahia Pesca e Setre fazem parceria para produção de tilápias em barragem

Inaugurada em 2018 com o objetivo de regularizar o fluxo das águas do rio Cachoeira e garantir o abastecimento de água para Itabuna, a Barragem do Rio Colônia ganhará em breve um empreendimento capaz de gerar renda e oportunidade de negócios para 50 famílias do sul baiano. Trata-se do Projeto de Desenvolvimento Sustentável de Piscicultura em Tanques Rede no Município de Itapé, que foi lançado oficialmente na última sexta-feira, 28/10, na Câmara Municipal local.

Realizado em parceira entre a Bahia Pesca, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia e a Prefeitura de Itapé, o projeto prevê a implantação de 30 tanques rede às margens da Barragem do Rio Colônia para a produção de 2 a 2,5 toneladas de tilápias por mês a partir do sexto mês de cultivo.

O investimento de R$ 164 mil beneficiará 50 famílias da Associação dos Pescadores e Ribeirinhos da Bacia do Rio Colônia e Adjacências, no distrito de Estiva.

A Setre entra com o recurso, a prefeitura com a mobilização da comunidade e a Bahia Pesca com a elaboração, execução e assistência técnica do projeto, incluindo a doação de alevinos, aquisição de material, capacitação, treinamento e acompanhamento da produção por 12 meses.

A cerimônia de lançamento do projeto contou com as presenças do prefeito Naeliton Rosa Pinto, do secretário de Trabalho Davidosn Magalhães e do presidente da Bahia Pesca, Alexandre Sapucaia.

Também comp#OOPS#am a mesa  o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Coelho, o secretário de Agricultura de Itapé, Diego Felizardo , e a presidente da Associação do Rio Cachoeira, Caia Messias dos Santos.

"Esse é um projeto muito interessante, em que a Bahia Pesca dará todo o suporte necessário aos produtores ao longo de um ano. Nossa expectativa é que, na segunda etapa, possamos viabilizar também uma indústria para o beneficiamento do pescado que vai gerar valor agregado à produção e facilitar a comercialização", explicou Sapucaia. Ele apresentou aos pescadores, marisqueiras e produtores rurais presentes o coordenador executivo da Diretoria da Bahia Pesca, Eduardo Batista, que ficará encarregado de prestar a assistência técnica.

Sapucaia também agradeceu o prefeito Naeliton e o secretário de agricultura Diego Felisardo, com quem esteve na véspera realizando uma visita técnica à barragem a fim de demarcar o ponto onde será construído um depósito para armazenar os materiais e onde ficará ancorado o barco a motor que será adquirido pelo projeto.

Segundo o secretário Davdson Magalhães, por determinação do governador Rui Costa a Secretaria entrou com o recurso e a Bahia Pesca com a assistência técnica. E que Itapé pode ser apenas o primeiro passo de uma promissora parceria entre os dois órgãos. "Eu peço o empenho dos produtores envolvidos porque esse é um negócio que pode se transformar em referência para a Bahia", declarou, garantindo que a ideia é replicar o modelo em outras barragens.

A iniciativa conta com a aprovação da comunidade. "Esse projeto vai ser de suma importância para a nossa cidade e ainda mais para a nossa comunidade, sobretudo para os jovens que necessitam de oportunidade de trabalho", disse a presidente da Associação do Rio Cachoeira, Caia Messias dos Santos.