Notícias

03/07/2020 15:07

Milhares de pescadores e marisqueiras receberam máscaras e álcool

A luta contra o coronavírus na Bahia ganhou um grande reforço nessa semana. Milhares de pescadores e marisqueiras baianas receberam equipamentos de proteção contra o Covid-19, como máscaras, álcool e cartilhas de orientação. O material foi distribuído pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) em mais de dez cidades da Região Metropolitana de Salvador, Litoral Norte e Sul, e dos territórios de Itaparica, Sertão do São Francisco, Costa do Descobrimento e Extremo Sul.


“A distribuição dos equipamentos de proteção aumenta a segurança dos trabalhadores nesse período de pandemia e influencia também na segurança alimentar tanto das famílias que vivem da pesca como de quem adquire os produtos”, explica o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira. Nos próximos dias a empresa distribuirá mais de 100 mil máscaras por todo o estado, priorizando as cidades com grande número de casos de coronavírus.


A marisqueira Rosa Silveira, de Salvador, ressaltou a segurança trazida pelos equipamentos. “A gente sabe a importância desses equipamentos para nossa proteção. É uma felicidade trabalhar com mais segurança. Agora podemos nos unir à Bahia Pesca e ao governo da Bahia para prevenir esse vírus”, afirma.


Máscaras geram renda

As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 11,4 milhões de unidades, gerando oportunidade de trabalho em toda a Bahia, numa ação realizada em parceria entre as secretarias do Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Desenvolvimento Rural (SDR).


Segundo o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, “estes são itens indispensáveis, em tempo de pandemia, para ampliar a segurança sanitária de milhares de pescadores que têm na atividade da pesca o sustento de suas famílias. Vale destacar que a produção destas máscaras vem gerando renda também para milhares de pessoas em toda a Bahia”.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.