Notícias

22/11/2019 10:11

Pescado não foi contaminado com substâncias do petróleo

A Bahia Pesca concluiu a análise dos pescados coletados entre as cidades de Conde e Salvador, atingidas pela mancha de óleo que assola o Nordeste. O estudo foi feito pelo Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro), da Ufba. O resultado indica que os animais avaliados não estão contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) em níveis acima dos adotados pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (USEPA) como seguros.

Os resultados já foram enviados para as agências de vigilância sanitária, que têm competência para se manifestar sobre segurança do consumo.

Foram analisadas 23 amostras obtidas de aproximadamente 150 animais, a exemplo de ostras, caranguejos, siris e pescados coletados em Conde, Jandaíra, Entre Rios, Salvador e Camaçari. As coletas aconteceram entre 23 de outubro e 1º de novembro. Os resultados das análises dos pescados coletados no litoral sul devem ser divulgados no dia 20 de dezembro.

“Os resultados trazem um alívio aos mais de 40 mil pescadores que tiveram seus trabalhos afetados pela mancha de óleo. O grande receio de pescadores e consumidores era justamente essa possível contaminação, que, agora, está descartada nos animais que já analisamos”, explica o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira.

O parecer técnico com os resultados está disponível neste link.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.