Notícias

22/05/2019 14:05

Marisqueiras de Maragogipe participam de curso de extensão de ostreicultura

A ostreicultura – criação de ostras – é uma atividade altamente produtiva, mas ainda pouco explorada no Brasil. Para melhor aproveitar o potencial do setor, a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) realiza a partir desta quinta-feira (23) um curso de extensão de ostreicultura. A ação é uma parceria da empresa com o Estaleiro Enseada do Paraguaçu e com o Ifba (Instituto Federal da Educação da Bahia).

Participam do curso 50 mulheres selecionadas pelas obras sociais mantidas pelo Estaleiro Enseada na cidade de Maragogipe. A capacitação gratuita tem carga horária de 72h. As aulas serão ministradas na escola de aquicultura do Ifba, em Salinas da Margarida (Rua da Vaidade, Centro), às quintas-feiras, das 8h às 16h.

Dentre os temas abordados nas aulas estão identificação de locais de cultivo, obtenção de sementes, monitoramento do crescimento, estudo de viabilidade econômica, enfermidades que afetam o molusco, legislação ambiental e gestão de comercialização.

“Por meio do curso essas 50 mulheres passam a ser agentes transformadoras de suas comunidades, multiplicando os conhecimentos adquiridos. Ao final das aulas, elas terão uma formação empreendedora e técnica voltadas à ostreicultura, o que pode significar uma mudança bastante significativa em seus padrões de vida”, explica a gerente de assistência técnica da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.

Após a conclusão da capacitação, as alunas receberão assistência técnica da Bahia Pesca para a implantação de módulos de cultivo nos distrito de São Roque e Enseada, em Maragogipe.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.