• TFFT

Notícias

15/01/2019 11:01

Pesca de atum dispara 550% em Ilhéus e região

A temporada da pesca de atum em 2018 foi especial para os pescadores de Ilhéus e sul da Bahia. Levantamento realizado pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) mostra que foram desembarcados, no Terminal Pesqueiro de Ilhéus, mais de 100 toneladas da espécie, número 550% superior ao obtido em 2017.
“Há dois fatores que explicam esse crescimento. O primeiro é o aumento no interesse dos pecadores em desembarcar o atum no terminal de Ilhéus, por conta de sua infraestrutura. Além disso, possivelmente fatores climáticos causaram uma ‘zona de ressurgência’ no sul da Bahia. Uma zona de ressurgência é uma área em que há um grande acúmulo de nutrientes na superfície, com impactos na cadeia alimentar da vida marinha”, explica o presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.
Movimentação no terminal de Ilhéus cresce 60%
A explosão na pesca do atum contribuiu para que o Terminal Pesqueiro de Ilhéus registrasse um significativo aumento na movimentação de pescados em sua estrutura, no ano passado. Por lá passaram cerca de 240 mil toneladas de peixes em 2018, número 60% maior que o registrado em 2017.
.“O interesse pelo terminal ocorre por conta de sua localização estratégica e pelos descontos oferecidos aos pescadores, a exemplo de gelo com abatimento de 25% em comparação ao valor oferecido no mercado”, explica o coordenador executivo do terminal, Walter Badaró Júnior.
O espaço conta ainda com outros serviços, como venda de combustível para embarcações, unidade de beneficiamento de pescado, soprador de gelo (equipamento que coloca o gelo diretamente na embarcação, sem necessidade de esforço físico dos pescadores), estrutura de peixaria, caminhão frigorífico e um píer que comporta cerca de 15 embarcações simultaneamente.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.