• cfasgd
  • TFFT

Notícias

21/06/2018 09:06

Pescadores de Igrapiúna recebem curso de habilitação naval

Pescadores de Igrapiúna poderão regularizar sua situação administrativa e navegar com mais segurança a partir da próxima semana. Eles participarão de um "curso de habilitação naval para pescadores", promovido pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria da Agricultura) a partir do dia 26 de junho.

Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas. A capacitação, com carga horária de 100h, é ministrada pela Capitania dos Portos. Serão beneficiados cerca de 30 pescadores atendidos pelo programa de assistência técnica da Bahia Pesca. As aulas serão realizadas no Colégio Municipal José de Alencar (Ilha do Contrato, s/n, Centro) até o dia 6 de julho.

Ao final do curso os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras. Os alunos receberão todo o material didático sem custos.

Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.