Notícias

20/04/2018 09:04

Marisqueiras da Região Metropolitana de Salvador têm acesso a políticas públicas

Marisqueiras e pescadores dos municípios de Candeias, Saubara e Maragogipe aprenderão, entre os dias 23 e 25/04 (segunda a quarta-feira), como elaborar projetos para acesso a políticas públicas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O Governo do Estado, através da Bahia Pesca (empresa vinculada a Secretaria de Agricultura), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ministram uma oficina prática, com o objetivo de orientar as marisqueiras e pescadores na elaboração de projetos de execução para acesso a esses programas.
A Bahia Pesca atuará no suporte da logística, alimentação e material didático para os 90 pescadores que serão beneficiados com a ação. As capacitações, ministradas pela SDR, terão como principais assuntos abordados a construção de projetos para o PAA e o PNAE e a apresentação da legislação dessas políticas públicas.
As atividades iniciarão em Candeias, na próxima segunda-feira, 23, das 9h às 12h, no Centro de Formação dos Professores da cidade (Rua Dois de Fevereiro, s/n - Centro), e contará com a participação de 30 marisqueiras e pescadores da região.
Na terça-feira, 24, a capacitação acontece em Saubara, das 13h30 às 17h30, no Colégio Cemac (Rua Ananias Requião, s/n - Centro). Trinta marisqueiras serão contempladas com a ação no município.
Por fim, na quarta-feira, 25, a oficina será realizada em Maragogipe, das 13h30 às 17h30, na sede da Fundação Vovó do Mangue, localizada na Praça Conselheiro Antônio Rebouças, n°16, Centro. Cerca de 30 pescadores serão beneficiados.
“Com os conhecimentos adquiridos durante as capacitações, as marisqueiras poderão ter mais autonomia para realizar suas atividades, como a inserção do pescado na alimentação escolar”, afirma a gerente de assistência técnica da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação para fortalecer a agricultura familiar e colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil, por meio de comercialização que favoreça a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.