Notícias

21/03/2018 14:03

Bahia Pesca capacita técnicos em 'sistema bioflocos'

A Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) está ampliando a equipe responsável pela implementação do sistema bioflocos na Bahia. Os técnicos da empresa receberão, nos dias 22 e 23 de março (quinta e sexta), uma capacitação ministrada por uma empresa especializada na técnica.

O método de produção permite que os produtores baianos - especialmente aqueles localizados no semiárido - possam ter “fazendas” de peixes mesmo em locais com baixo suprimento de água. O sistema permite que o produtor passe até seis meses sem precisar renovar a água de seus tanques.

A tecnologia de bioflocos consiste na técnica de cultivo que estimula o crescimento de bactérias que fazem a assimilação em biomassa bacteriana, formando aglomerados compostos por restos de fezes e ração, bactérias e outros microrganismos. "Essa técnica reaproveita a água do sistema e permite a diminuição de gastos com a renovação da água, reduzindo o consumo e o impacto ambiental, e aumentando a eficiência e a sustentabilidade da produção", explica o gerente de projetos da Bahia Pesca, José Sanches Júnior.

“Com o sistema tradicional de piscicultura, a água utilizada nos tanques precisa passar por constante renovação. Entre 3% e 10% da água precisa ser trocada diariamente. Já com o sistema de bioflocos, a água pode ser utilizada durante cinco anos, apenas repondo o que é evaporado”, explica o gerente de projetos.

Dentre os temas do curso que serão ministrados aos 30 técnicos estão "principais parâmetros de qualidade de água relacionados ao cultivo de bioflocos" e estudos de casos. As aulas serão realizadas no CVTT (Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado), em Santo Amaro da Purificação. A carga horário do curso é de 30 horas.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.