08/03/2018 09:03

Produtores rurais de Gongogi e Nova Ibiá recebem 160 mil alevinos

Os projetos de piscicultura do estado recebem um novo incentivo a partir desta sexta-feira (9). Produtores rurais de Gongogi (a 403 km de Salvador) e de Nova Ibiá (a 316 km da capital) serão beneficiados com 160 mil alevinos (peixes jovens) de tambaquis e tambacus.
Representantes da prefeitura de Gongogi receberão 50 mil peixes doados pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia) na estação de piscicultura de Jequié, localizada na Estrada da Barragem de Pedras, às 8h. Os servidores municipais ficarão responsáveis por fazer a distribuição dos animais para 50 famílias pré-selecionadas pela prefeitura.
Já os 110 mil alevinos de Nova Ibiá serão entregues aos representantes da Secretaria de Agricultura do município, na estação de piscicultura Pedra do Cavalo, localizada na Rodovia 101, em Cachoeira, às 8h. A Bahia Pesca ainda irá ministrar um curso básico de piscicultura para 103 produtores pré-selecionados pela gestão municipal, no auditório da Câmara dos Vereadores, na R. Domingos Geraldo dos Santos, às 8:30h. Logo em seguida os servidores farão a distribuição dos peixes para as famílias que irão participar do curso.
"Os peixes estarão prontos para a despesca (retirada das aguadas e comercialização ou consumo) em um prazo de seis a oito meses, quando deverão estar pesando, em média, de 900 gramas", afirma o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.