Notícias

04/10/2017 13:10

Gandu recebe curso gratuito de piscicultura e doação de alevinos

Os piscicultores de Gandu, no Baixo-Sul do estado, serão contemplados com uma série de atividades desenvolvidas pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado) durante a ExpoGandu. As ações acontecem durante todo o decorrer da exposição, de 5 a 7 de outubro, e incluem palestra sobre piscicultura, distribuição de 100 mil alevinos de tambaqui e tilápia, e exposições de projetos.

Exposição de tanque com sistema bioflocos

Durante todos os dias da exposição os visitantes poderão conhecer, no estande da empresa montado no Parque de Exposições de Gandu, o 'sistema bioflocos'. O método de produção permite que os produtores baianos - especialmente aqueles localizados no semiárido - possam ter "fazendas" de peixes mesmo em locais com baixo suprimento de água. O sistema permite que o produtor passe até seis meses sem precisar renovar a água de seus tanques.

Já no dia 6, às 8h30, acontece um curso de piscicultura. A aula será realizada no auditório do Senar (Parque São Serafim, s/n, Centro). Entre os temas abordados no curso estão sistemas de criação, quantidade de água necessária, construção de tanques e viveiros, e escolha de espécies, dentre outros.

Doação de alevinos

Logo após o curso ocorre a distribuição de 100 mil alevinos de tilápias e tambaquis para agricultores do município. "Os técnicos da Bahia Pesca orientarão os piscicultores sobre as melhores técnicas para aumentar a produtividade de seus projetos de piscicultura, a exemplo de técnicas de engorda e medição da qualidade da água. Além de doar os alevinos, a Bahia Pesca será responsável também por prestar toda a assistência técnica necessária para o sucesso da ação", explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. Cerca de 100 famílias serão beneficiadas com a doação. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.