Notícias

17/08/2017 14:08

Curso técnico gratuito de aquicultura já tem data para começar

A aquicultura tem se mostrado uma excelente opção de desenvolvimento socioeconômico para a Bahia. A produção anual do setor é de mais de 20 mil toneladas por ano. Para capacitar mais baianos a atuarem nesse segmento - que deve dobrar sua produção no Brasil, até 2025 - a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) e a Secretaria de Educação realizam, a partir de segunda-feira (21), um curso técnico em aquicultura. O curso faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As aulas serão realizadas no Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT), construído pela Bahia Pesca em sua fazenda experimental, em Santo Amaro da Purificação. Cerca de 60 alunos serão formados.  
A carga horária é de 1.780 horas, dividida em 18 meses. "O profissional formado no curso técnico em aquicultura poderá trabalhar em instituições e empresas de produção e beneficiamento de pescado; laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda; ou de forma autônoma", explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. "Na primeira semana eles passarão por um processo de imersão no curso, de forma a entender os impactos que esses conhecimentos adquiridos terão em suas vidas", complementa.
Todos os estudantes são oriundos de escolas públicas ou instituições filantrópicas. Eles receberão hospedagem gratuita, alimentação e todo o material didático para o máximo aproveitamento das aulas.
Dentre as matérias a serem estudadas estão métodos de reprodução, sistema de cultivos, larvicultura de peixes, biologia aquática e avaliação de impactos ambientais, dentre outras.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.