Notícias

07/04/2017 19:04

Bahia Pesca apoia pesca esportiva no estado

O governo do estado, por meio da Bahia Pesca e Secretaria do Turismo, está apoiando o primeiro torneio Cabras da Pesca, competição de pesca esportiva que será realizada no dia 8 de abril no município de Santo Estevão, a 150 km da capital baiana. O torneio vai ocorrer na barragem de Pedra do Cavalo, formada pelo represamento dos rios Paraguaçu e Jacuípe.

A competição, realizada pela Associação Baiana de Pesca Esportiva (ABAPE), faz parte do circuito baiano de pesca esportiva de 2017, do qual fazem parte alguns eventos tradicionais, como o torneio Rei do Mangue de Pesca do Robalo, em Ilhéus, e o torneio de Pesca com Iscas Artificiais (TOPA), na barragem de Anagé.

A pesca esportiva se caracteriza pelo “pesque e solte”, ato de pescar, capturar o peixe, admirá-lo, fotografá-lo e devolvê-lo à água zelando para que os impactos sofridos não comprometam sua sobrevivência.

A atividade da pesca esportiva vem crescendo nos últimos anos no Brasil, movimentando muitos recursos. O estado da Bahia tem um potencial enorme para a atividade, pois possui a maior faixa litorânea do país. A atividade aquece a economia local com o pagamento de guias, compra de produtos na região, hospedagem e aluguéis de barcos, por exemplo.

A conscientização social e ambiental também vem como bônus da realização do evento no estado. A preservação das espécies mais cobiçadas, a fiscalização dos paraísos ecológicos da pesca, a conservação dos recursos naturais e a interação entre os visitantes e os povos ribeirinhos (com auxílio aos mais carentes) também são alguns benefícios trazidos pelo evento.

Segundo o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Jr., “o segmento é importante para o incentivo do turismo de pesca no estado e mais uma oportunidade de emprego e renda para a população ribeirinha”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.