Notícias

07/11/2016 18:11

Pescadores de Cachoeira recebem curso de habilitação naval

Os pescadores da vila de São Francisco do Paraguaçu, em Cachoeira (a 120 km de Salvador), aprenderão a navegar com mais segurança no rio Paraguaçu, que banha a localidade. Eles participarão do “curso de habilitação naval para pescadores” que a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria da Agricultura), em parceria com o Estaleiro Indústria Naval, realiza entre os dias 8 e 18 de novembro na Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Cachoeira (ADEC). Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas.
A capacitação, com carga horária de 80h, é ministrada pela Capitania dos Portos. Ao final do curso os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras. Os alunos receberão todo o material didático e a alimentação, sem custos.
Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.
“Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e aumentar sua produtividade, além de ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.