01/09/2016 15:09

Dia de Campo oferece cursos gratuitos a piscicultores de Sobradinho

Os pescadores e piscicultores de Sobradinho terão uma oportunidade única de capacitação no dia 2 de setembro. Na data, a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) e seus parceiros realizarão o “Dia de campo sobre integração horta e criação de peixe”, com diversos cursos para os produtores da região. O evento conta com palestras gratuitas sobre beneficiamento de pescado, artesanato de escamas, rações orgânicas na piscicultura, sistema integrado para produção de alimentos (piscicultura e horticultura) e reaproveitamento de produtos sólidos na cadeia da piscicultura.

Os cursos acontecem na Colônia de Pescadores de Sobradinho e no terminal pesqueiro da cidade, das 8h às 17h30. As inscrições podem ser feitas no próprio terminal pesqueiro. “Nosso objetivo é o de empoderar os produtores por meio de capacitação e repasse de tecnologias, permitindo que eles alcancem a independência de seus processos produtivos e se tornem multiplicadores do conhecimento”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

O Dia de Campo é uma parceria da Bahia Pesca com a Embrapa, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Cursos na colônia de pescadores

• Beneficiamento do pescado e artesanato de escamas, com palestrante da Cooperativa de Sobradinho.

• Fabricação de ração alternativa para peixes, com palestrante da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

• Sistema integrado alternativo para produção de alimentos: agricultura familiar (piscicultura e horticultura), com palestrantes da Embrapa.

Curso no terminal pesqueiro

• Normatização do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) no reaproveitamento de produtos sólidos na cadeia agroindustrial da piscicultura, com palestrante da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia.

*Todos os cursos são gratuitos.