Notícias

31/05/2016 14:05

Expo Guanambi recebe curso de piscicultura e doação de alevinos

Os piscicultores de Guanambi, no sudoeste baiano, serão contemplados com uma série de atividades desenvolvidas pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado) durante a Exposição Agropecuária de Guanambi. As ações acontecem durante todo o decorrer da exposição, de 1º a 5 de junho, e contam com curso de piscicultura básica, distribuição de 50 mil alevinos de tilápia e exposições de projetos. Um dos destaques do evento é a exibição de um tanque de recirculação de água para criação de peixes, exposto juntamente com outros projetos da Bahia Pesca, no estande da Seagri no evento.

“Utilizando pequena quantidade de água, que é constantemente filtrada e reutilizada, o piscicultor pode produzir peixe em diferentes ambientes. O sistema conta com tanques de cultivo com capacidade de aproximadamente cinco mil litros, tanques reservatórios para reposição de água, biodigestores, biofiltros, unidade de bombeamento, filtragem mecânica e biológica, esterilização, aquecimento, oxigenação e recirculação”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. A capacidade de produção é de uma tonelada de pescado por ano e o tanque estará disponível para visitação durante os cinco dias da exposição.

No dia 1º a Bahia Pesca vai doar 50 mil alevinos de tilápia para os piscicultores da região, beneficiando cerca de 50 famílias. “Nossa equipe faz o acompanhamento técnico de todas as etapas, desde a seleção das aguadas para recebimento dos alevinos, a escolha do melhor tipo de ração, o acompanhamento durante a fase de engorda até a retirada do peixe para consumo e venda”, diz o gerente de operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda.

É com base no conhecimento sobre a tilápia, espécie que será doada aos produtores de Guanambi, que o engenheiro de pesca e técnico da Bahia Pesca, Paulo Roberto Reis, montou o cronograma a ser desenvolvido no curso de piscicultura básica, que também acontece no dia 1º. "Essa espécie possui determinadas características que precisam ser compartilhadas com os produtores. Além disso, abordaremos questões sobre a qualidade da água para prática da piscicultura e sobre a comercialização do pescado", comenta Paulo Roberto.O curso vai acontecer das 16h às 18h, no auditório da Faculdade Guanambi, montado na própria exposição, e vai capacitar cerca de 30 pessoas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.