Notícias

11/05/2016 13:05

Capacitação e doação de peixes beneficiam piscicultores de Itapetinga

Os piscicultores de Itapetinga, no centro-sul baiano, vão ter mais conhecimento para desenvolverem suas atividades e as aguadas do município ganharão mais vida, na próxima quinta-feira (12). Isso porque a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, vai realizar um curso de capacitação sobre piscicultura básica e doar 50 mil alevinos para os produtores da região. As ações fazem parte da 45ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, evento que começou no dia 10 e segue até domingo (15).

"Com essas ações desenvolvidas em Itapetinga conseguimos, ao mesmo tempo, levar uma melhoria prática para cerca de 50 famílias com a doação dos alevinos, e também desenvolver o conhecimento para uma melhoria futura, com o curso de capacitação", analisa o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

O curso, ministrado pelo engenheiro de pesca e técnico da Bahia Pesca, Paulo Roberto Reis, começa às 15h, no auditório do Sindicato Rural de Itapetinga. A doação dos alevinos será realizada às 17h, no Parque de Exposições Juvino Oliveira, local da exposição. "Para o melhor aproveitamento dos alevinos doados, uma equipe técnica da Bahia Pesca realiza uma série de procedimentos para garantir a adequação das espécies ao meio ambiente local", explica o gerente de operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda.

Serão doados alevinos de tambaqui, tilápia e tambacu. É com base no conhecimento sobre essas espécies que o técnico Paulo Roberto Reis montou o cronograma a ser desenvolvido no curso de piscicultura. "Essas espécies possuem determinadas características que precisam ser compartilhadas com os produtores. Além disso, abordaremos questões sobre a qualidade da água para prática da piscicultura e sobre a comercialização do pescado", comenta Paulo Roberto.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.