Notícias

04/04/2016 14:04

Pesquisadores dos EUA realizam missão técnica na Bahia

Professores especialistas em ecologia de ecossistemas aquáticos da Universidade de Auburn, no Alabama, Estados Unidos, estarão na Bahia entre os dias 5 e 8 de abril para uma missão técnica nos territórios do Sertão do São Francisco e Itaparica. Acompanhados de técnicos da Bahia Pesca (empresa vinculada à Seagri) e da Codevasf, os docentes farão uma análise das atividades de pesca e aquicultura nas duas regiões. O intercâmbio é mediado pelo Sebrae em auxílio à parceria entre a Codevasf e a Universidade de Auburn. A Bahia Pesca dará o suporte técnico aos especialistas referente ao cenário produtivo da região.

"As ações do homem sobre o meio ambiente no leito do rio São Francisco vêm comprometendo a atividade de pesca. O objetivo desta parceria é avaliar o esforço pesqueiro na região, o status atual e a capacidade de suporte do rio, para daí pensar estratégias de revitalização", explica o gerente de assistência técnica da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, um dos integrantes da comitiva que irá receber os professores norte-americanos, junto com o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

No território do Sertão do São Francisco, dias 5 e 6, a agenda de visitas dos pesquisadores contempla uma ida aos terminais pesqueiros da Bahia Pesca em Sobradinho e Remanso, aos projetos produtivos de piscicultura em tanques rede no reservatório de Sobradinho e visitação à colônia Z-42 no município de Casa Nova. Já no território de Itaparica, nos dias 7 e 8, serão realizadas visitas a uma unidade de produção de alevinos, a uma unidade de beneficiamento de pescados e a uma fábrica de ração para animais aquáticos.

"A iniciativa de promover esta parceria é de suma importância para os pescadores e aquicultores da Bahia, uma vez que as análises realizadas pelos professores norte-americanos possuem alcance significativo para trazer melhorias no desenvolvimento das nossas atividades. O intuito é revitalizar o rio São Francisco para assim potencializar a cadeia produtiva da pesca no estado", pontua o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.