Notícias

10/12/2015 14:12

Pescadores recebem capacitação em condução de embarcações

Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados durante o “curso de habilitação naval para pescadores” que a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura - Seagri) realiza em Santo Amaro da Purificação. As aulas começaram nesta quarta-feira (09) e irão até o dia 17 de dezembro, data em que os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação. O documento certifica que o pescador foi capacitado para a condução de embarcações pesqueiras.

O curso, com carga horária de 80h, está sendo ministrado pela Capitania dos Portos no Centro Vocacional Tecnológico do pescado, construído pela Bahia Pesca em Santo Amaro com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Os 35 pescadores que estão sendo capacitados poderão, ao final do curso, conduzir as embarcações de forma legal, com toda a documentação exigida pela Marinha, o que por si só já garante um bem estar a estes profissionais. Mas vale ressaltar também que, além da parte legal, há o grande benefício da capacitação dos pescadores, que passam a trabalhar com muito mais segurança e com ganhos em sua produtividade”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Várias técnicas de ensino são utilizadas durante o curso, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição. Os alunos estão sendo hospedados nos dormitórios do próprio Centro Vocacional e recebem da Bahia Pesca todas as refeições para que obtenham o máximo aproveitamento das aulas. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.