Notícias

02/10/2015 14:10

Comunidades quilombolas recebem ferramentas para cultivo de ostras

Produtores de ostras dos quilombos localizados na comunidade de Iguape, em Cachoeira, serão beneficiados no sábado, 3/10, com a doação de ferramentas para o desenvolvimento da ostreicultura na região. As ferramentas serão entregues pela Bahia Pesca durante a VII Festa da Ostra, que acontece no sábado e domingo (3 e 4/10) na própria comunidade. Serão doados 150 travesseiros (locais onde ficam depositadas as sementes de ostras, conhecidas como cria de ostras, para crescimento) com capacidade para 60 ostras cada, e nove caixas vazadas (para o manuseio e transporte das ostras). 

Os aquicultores também receberão da Bahia Pesca um comprovante de dispensa de licenciamento ambiental para seus empreendimentos, obtido pela empresa no Inema – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Mais de 30 famílias serão beneficiadas com as doações. 

Assistência técnica

Os técnicos de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) da Bahia Pesca acompanham as atividades aquícolas de Iguape desde 2008, quando o projeto de ostreicultura foi implantado na região. “Orientamos os produtores durante todo o processo, desde a coleta das sementes no manguezal, montagem das mesas (estruturas de sustentação dos travesseiros), instalação dos travesseiros e a limpeza das ostras com retirada de organismos. Desta forma, a produção anual do município de Iguape chega a 90 mil ostras, valor que vai aumentar 10% com a chegada das novas ferramentas”, explica o biólogo da Bahia Pesca, Brunno Falcão.

Licenciamento ambiental

Para adequar a ostreicultura local à legislação ambiental vigente, o setor de licenciamento ambiental da Bahia Pesca solicitou ao Inema uma dispensa de licença ambiental para os produtores envolvidos com a ostreicultura nas comunidades quilombolas do Kaonge, Engenho da Ponte e Dendê. “Uma vez que a atividade não realizará o lançamento de efluentes nas águas e não oferece desequilíbrio nem degradação ambiental ao habitat natural, a isenção foi concedida e será entregue aos representantes locais durante o evento”, afirma Brunno.

O evento

A VII Festa da Ostra, evento anual desde 2009, tem o como objetivo divulgar, comercializar e fortalecer a cadeia produtiva dos produtos das comunidades pertencentes à Iguape. Os pratos servidos na Festa são feitos com azeite de dendê artesanal produzido pelas próprias comunidades e utilizam diversos outros ingredientes cultivados localmente, gerando uma movimentação comercial que beneficia as famílias que produzem no local.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.