Notícias

28/09/2015 17:09

Pescadores de Ipiaú recebem 25 mil alevinos de tilápia

Pescadores e produtores rurais de Ipiaú, a 350 km de Salvador, receberão 25 mil alevinos de tilápias durante a 27ª Exposição Agropecuária da cidade, que acontece entre os dias 23 e 27 de setembro. A entrega será realizada no sábado, 26/09, pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, e beneficiará cerca de 25 famílias da região. Além do peixamento, técnicos da Bahia Pesca farão também o cadastramento dos pescadores e produtores no CadCidadão, sistema que registra a situação social e econômica dos profissionais e os encaminha para diversos serviços públicos de assistência e crédito, a exemplo do Vida Melhor.

O cadastramento no CadCidadão, que será realizado durante todos os dias da Exposição, servirá também para que estes pescadores obtenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Bahia Pesca. A Declaração é a comprovação de enquadramento do aquicultor ou pescador como produtor familiar. É indispensável para acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos, e o de Habitação Rural.

“Com a DAP o pescador pode acessar diversos programas do governo federal para desenvolvimento da agricultura, como financiamentos com baixa taxa de juros e programas de habitação rural”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. Já o Vida Melhor é um conjunto de estratégias que buscam incluir socioprodutivamente pessoas em situação de pobreza e com potencial de trabalho na Bahia, com vistas à melhoria de sua qualidade de vida.

Quem quiser conhecer mais sobre as ações e serviços da Bahia Pesca, ou tirar dúvidas sobre piscicultura e pesca, poderá visitar o estande da empresa montado na Feira, no Parque de Exposições José Thiara.

Fonte: Ascom / Bahia Pesca

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.