Notícias

17/06/2015 17:06

Bahia Pesca participa de intercâmbio internacional sobre aquicultura

A Bahia Pesca participa, de 20 a 29 de junho, de uma “missão técnica internacional de aquicultura” realizada pelo Sebrae, que acontecerá no Alabama (EUA). A empresa estará representada pelo gerente de assistência técnica, Eduardo Rodrigues. O objetivo é possibilitar aos participantes a oportunidade de conhecer e avaliar a realidade de alguns setores da aquicultura nos Estados Unidos, com foco em tecnologias inovadoras e sustentáveis de produção de peixes, camarões e ostras.

Dentre as expectativas da Missão Técnica Internacional, espera-se que os participantes possam analisar as tecnologias que cabem ser aplicadas no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento do setor em nosso país. “A visita possibilitará, mediante a analogia da realidade dos dois países, uma maior compreensão dos desafios da aquicultura brasileira, os obstáculos que deverão surgir (ou já existem) e as possíveis alternativas para consolidar a atividade no Brasil. A intenção é que eu seja, na volta à Bahia, um multiplicador dos conhecimentos adquiridos”, explica Eduardo Rodrigues.

Os técnicos envolvidos no intercâmbio irão visitar a Auburn University, instituição internacionalmente reconhecida por concentrar pesquisas em aquicultura e projetos de tecnologia sustentável para o meio. A história do departamento, suas linhas de pesquisa, alguns dos seus laboratórios, o mercado de peixe vivo da universidade e as instalações onde são desenvolvidos testes pilotos e adequações de novas tecnologias são alguns dos locais que serão conhecidos pela equipe de missão técnica.

Outras atividades incluem visitas às instalações de uma empresa que presta serviço de apoio técnico aos aquicultores e a uma fábrica de farinha e óleo de peixe a partir de resíduos de frigoríficos. Engenheiros de pesca que realizam pesquisas e trabalhos na área da aquicultura realizarão palestras e farão a mediação de debates entre os intercambistas e gestores locais.

A ação faz parte do projeto Aquinordeste, do Sebrae, que visa capacitar os gestores da aquicultura nacional, a partir da ampliação do conhecimento e visão estratégica e sistêmica dos envolvidos. A viagem propõe a promoção do estímulo e motivação aos profissionais para a execução e implementação das descobertas da investigação. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.