Notícias

30/06/2015 15:06

Bahia Pesca monitora floração algal no Rio São Francisco

Paulo Afonso recebe nesta sexta-feira, 17/04, uma força-tarefa da Bahia Pesca que fará uma análise criteriosa das águas do Rio São Francisco na região. Os técnicos da empresa irão monitorar o desenvolvimento da “mancha preta” ocasionada por floração algal que surgiu entre os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, que está causando mau cheiro nas águas que banham estes estados.

“Queremos acompanhar o desenvolvimento desta mancha e fazer as análises para podermos evitar ou minimizar os impactos do problema na pesca e na piscicultura no território de identidade de Itaparica”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Jr.

As análises envolvem medição de Ph, oxigênio, transparência de SECHHI, superfície e profundidade, e condutividade elétrica. Os resultados devem ser conhecidos em até sete dias. “O problema parece estar sendo causado pelo acúmulo de material orgânico. Assim, nossa preocupação primordial é evitar que esta mancha comprometa a atividade de pesca e os projetos de piscicultura implantados”, explica o gerente técnico da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.

A empresa está criando um plano de ação para preservar a produção de peixes na região, caso a crise se agrave. “As ações dependem da análise que será realizada pela força-tarefa, mas entre as soluções apontadas estão o aumento da vazão da barragem de Sobradinho e a inserção de espécies filtradoras na floração”, complementa o presidente da empresa.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.